O Prémio Europeu do Livro será entregue este ano, pela 2ª vez, e contará com o apoio do antigo presidente da Comissão Europeia, Jacques Dellors.
O grande propósito deste prémio será promover os factos culturais da Europa, através do livro. Poderá ser um romance, um ensaio… mas deverá sempre promover valores europeus, contribuir para um melhor entendimento da União Europeia, como entidade cultural, por parte do cidadão Europeu.
A primeira edição do Prémio decorreu, em Bruxelas, no Parlamento Europeu, a 5 de Dezembro de 2007, tendo sido um sucesso. Para apoiar este acontecimento estiveram presentes, José Manuel Durão Barroso, Presidente da Comissão Europeia, Hans-Gert Pöttering, Presidente do Parlamento Europeu e Jacques Dellors.
A segunda edição promete ser semelhante à primeira; tal como no ano transacto, o júri será presidido pelo escritor sueco Henning Mankell e será entregue no dia 10 de Dezembro de 2008, no Parlamento Europeu durante uma cerimónia, em Bruxelas.
Para concorrer a este galardão, o autor deverá ser cidadão europeu e o seu livro deverá ter sido publicado num dos 27 países da União Europeia, entre Setembro de 2007 e Outubro de 2008. O vencedor do Prémio receberá a quantia de 20.000 Euros.
A data limite para entrega dos livros, provas ou sinopses é no final do mês de Maio.
Mais informações: www.livre-europeen.eu
Sem comentários:
Enviar um comentário