Du Fu nasceu próximo de Luoyang, China no ano de 700’s. Du Fu, como muitos outros poetas, veio de uma família nobre que caiu em pobreza relativa mesmo quando a renda da família era ainda onze vezes que a da família média. A mãe de Du Fu morreu quando ele era bastante jovem, pelo que foi em parte educado pela sua tia. O seu irmão mais velho morreu quando Du Fu era jovem, ele também teve três meio-irmãos e uma meia-irmã, que ele frequentemente menciona nos seus poemas.
Ninguém está realmente certo sobre as crenças religiosas de Du Fu, embora muitos acreditem que ele era seguidor do Cristianismo Nestorian. Um Nestorian era um aderente de Nestorius, patriarca de Constantinopla no século quinto, que foi condenado como um herético por manter a opinião de que as naturezas divinas e humanas não foram fundidas em uma natureza em Cristo (que era Deus em homem). Portanto, era impróprio chamar Maria a mãe de Deus embora ela talvez fosse chamada de mãe de Cristo.
Como filho de um funcionário académico menor, a juventude de Du Fu foi dada à educação normal de um futuro funcionário público: estudo e memorização dos Clássicos de Filosofia, história e poesia de Confúcio. Por volta de 735, Du Fu viajou para fazer um exame de serviço público, mas fracassou e regressou. Em 740 uma tragédia golpeou a família, o pai de Du Fu morre repentinamente. Depois da morte do seu pai, Du Fu pôde entrar no serviço público, uma vez que o seu pai estava no serviço público, mas em vez disso ele permitiu que um dos seus meio-irmãos tomasse o seu lugar.
Em 752 Du Fu casou e teve cinco crianças: três rapazes e duas raparigas. O casal Du Fu estava muito ocupado com as crianças. A terceira criança do casal morreu em 755 por causa desconhecida. No começo de 754 Du Fu começou com problemas respiratórios sendo que tiveram diagnóstico de asma.
Durante algum tempo, por volta do ano de 762, Du Fu e a sua família viajaram pela região baixa do Rio Yangtze em esperanças de voltar ao seu lugar de nascimento, Luoyang. Mas foram consideravelmente demorados pelo estado de saúde de Du Fu. Sofria de perda de visão, surdez, velhice, assim como asma e malária que contraira há muitos anos. Permaneceram em Kuizhou quase dois anos. Desta vez foi na sua vida a última grande expressão do seu talento poético, tempo durante o qual escreveu quase 400 poemas. No decorrer do outono de 766, Bo Maolin tornou-se governador da região e apoiou Du Fu financeiramente. Ele também empregou-o como seu secretário informal. Durante a primavera chinesa de 768, Du Fu começou a viajar outra vez. Desta vez atingiu a província de Hunan mas infelizmente o seu corpo fraco e frágil não podia aguentar mais. Eventualmente, Du Fu morreu em Dezembro de 770 com 59 anos.
Durante a sua vida e mesmo directamente depois, Du Fu não foi consagrado como um grande poeta nem eram apreciados os seus trabalhos. Como a maioria de poetas, o mundo apenas reconheceu-o como um grande poeta depois da sua morte. O legado de Du Fu ainda vive nos corações de muitos e nós nunca devemos esquece-nos tudo que Du Fu contribuiu para o mundo da poesia.
(tradução da língua inglesa por Poetícia)
Sem comentários:
Enviar um comentário