Alexander Pope nasceu em Londres a 21 de Maio de 1688, filho de Alexander Pope, um comerciante católico de linho, e Edith Pope, que tinha quarenta e quatro anos quando Alexander, o seu único filho, nasceu. Edith Pope pertencia a uma grande família de Yorkshire, dividida entre o catolicismo e o protestantismo. Pope passou os seus primeiros anos de vida em Binfield muito próximo da Floresta de Windsor. Anedotas sobre a vida de Pope foram consideradas dignas de coleccionar durante a sua vida. Joseph Spence, um crítico, poeta menor, e biógrafo de Pope, revela que Pope era "uma criança com um temperamento particularmente doce e tinha uma grande quantidade de doçura no seu olhar quando era rapaz". Devido à sua voz melodiosa, ele era chamado de "Pequeno Rouxinol".
O pai de Pope, filho de um vigário de Anglicano, converteu-se para o catolicismo, facto que causou muitos problemas à família. Naqueles tempos os católicos estavam sobre uma legislação bastante repressiva - não lhes era permitido entrar em nenhuma universidade nem lhes era concedido oportunidade de emprego público. Assim Pope teve uma educação desigual, que frequentemente foi interrompida. Foi expulso da Escola de Twyford depois de escrever uma sátira para um dos professores. Em casa, a tia de Pope ensinou-o a ler. O Latim e o Grego aprendeu com um sacerdote local e mais tarde adquiriu conhecimento de francês e de poesia italiana. Pope também frequentou escolas católicas clandestinas.
O poeta passa a maior parte do seu tempo na biblioteca do pai - ele "nada fazia mas escrevia e lia," lembrou a sua meia-irmã. Enquanto ainda na escola, Pope escreveu uma peça baseada em falas da Ilíada. Samuel Johnson conta que esse primeiro poema épico de Pope, chamado Alcander, foi queimado com a sugestão de Francis Atterbury, que acabou por ser exilado posteriormente por traição apoiando a deposta monarquia de Stuart.
Em 1700, quando a sua família se mudou para Binfield na Floresta de Windsor, Pope contraiu tuberculose por leite infectado. Foi provavelmente a doença de Pott, um afectação tubercular dos ossos. Ele também sofreu de asma e dores de cabeça, e a sua corcunda era um alvo constante para seus críticos em batalhas literárias - Pope foi chamado de "sapo das costas curvas".
Depois de mudar para Londres, Pope publicou o seu primeiro importante trabalho, um Ensaio sobre Crítica. Esta discussão foi baseada em doutrinas neoclássicas e padrões derivados de gosto da ordem da natureza: "Natureza boa e sentido bom jamais devem unir-se; / errar é humano, perdoar divino".
Antes de se tornar um dos membros do Clube de Scriblerus, Pope associou-se a amigos anti-católicos de Whig, mas por volta de 1713 foi em direcção dos Conservadores. Os seus amigos entre os intelectuais Conservadores incluíram Jonathan Switft, Gay, Congreve, e Robert Harley, primeiro Conde de Oxford. Em 1712 Pope publicou uma primeira versão de The Rape of the Lock, uma sátira elegante sobre a batalha entre os sexos, e loucuras de uma mulher jovem e os seus "sopros, pós, remendos, Bíblias, alojamentos-a-dois". O trabalho foi aumentado em 1714. A sua primeira versão consistiu em dois cantos (1712) e a versão final cinco cantos (1714). The Rape of the Lock originou uma discussão entre duas famílias com quem Pope foi familiarizado.
Alexander Pope admirou Horácio e Vergílio e estimou-os como modelos para a sua poesia. As suas grandes realizações eram as traduções de Ilíada e Odisseia para a língua inglesa. O êxito das traduções capacitou-o mudar-se para Twickenham evitando a pressão anti-católica dos Jacobitas. No entanto, Pope permaneceu católico mesmo depois da morte do seu pai (d. 1717) e da sua mãe (d. 1733). Os trabalhos de Pope coleccionados foram publicados em 1717. Ele foi um dos primeiros poetas profissionais a ser auto-suficiente em consequência dos seus escritos não dramáticos.
Em Twickenham, Pope estudou horticultura e jardinagem. Durante os seus últimos anos, Pope projectou um "grot" romântico num túnel, que ligava uma fonte com seu jardim traseiro. Era murado com conchas e pedaços de espelho. A casa do poeta, aproximadamente a vinte quilómetros de Londres, atraíu um vasto número de escritores, incluindo Swift, a quem Pope ajudou com a publicação de As Viagens de Gulliver. Com a sua vizinha, Senhora Mary Wortley Montagu, Pope criou um relacionamento, mas quando a amizade terminou, começou uma longa vida amorosa com Martha Blount. Pope tinha encontrado Martha e a sua irmã Teresa já em 1711. Mais tarde em Imitations of Horace (1733), Pope referiu-se à sua amiga do passado como "Sappho" e escreveu: "Dou-me outra vez minha árvore oca, / Uma crosta de pão, e liberdade".
Em Essay On Man (1733-34), Pope examinou a condição humana contra Miltonic, de fundo cósmico. Embora a perspectiva do poeta está bem acima das nossas vidas quotidianas, ele não esconde o seu enorme conhecimento, o trabalho dramático sugere que a raça humana é uma parte de natureza e a diversidade de formas vivas. Em Moral Essays (1731), Pope separou comportamento de carácter: "Nem sempre acções mostram o homem: achamos / Quem pratica bondade não é portanto bondoso". Pope preparou uma edição da sua correspondência, tratando-a a seu próprio favor. Empregou também artifícios desonrosos para fazer parecer que a correspondência foi publicada contra seu desejo. Com a tradução da Odisseia, Pope estava ávido de tomar todo o crédito, tentando evitar mencionar a contribuição de outros escritores.
No seu tempo, Pope foi famoso pelas suas graciosas e agressivas sátiras, e típicas quarelas com outros escritores. Quando a sua edição de William Shakespeare foi criticada, respondeu com a paródia selvagem The Dunciad (1728), que foi aumentada em 1742. Zombou de maus escritores, cientistas, e críticos. Pope morreu a 30 de Maio de 1744 deixando a sua propriedade a Martha Blount. Antes da sua morte, Pope esteve delirante durante um período de tempo, e reivindicou ver um braço entrar pela parede. O seu último poema épico, Brutus, ficou inacabado.
Com o crescimento do Romantismo, a poesia de Pope começou a ser vista como antiga e a "Idade de Pope" acabou. A partir de 1930 foram realizadas sérias tentativas para redescobrir o trabalho do poeta.
Sem comentários:
Enviar um comentário