O poeta Casimiro de Brito venceu o Grande Prémio do Festival Poeteka, um festival internacional de poesia realizado em Setembro, na Albânia, com a participação de cerca de 70 poetas de 16 países.
“Para já, fiquei grato por me convidarem para o festival, e depois, fiquei encantadíssimo quando pessoas pelas quais tenho um grande reconhecimento me deram aquele prémio”, disse hoje Casimiro de Brito, cuja obra está traduzida em 25 línguas, incluindo o albanês.
O prémio – um anel de platina e prata, do século XIX, entregue dentro de uma caixa de madeira lacada – foi atribuído ao português enquanto melhor autor estrangeiro, uma das três categorias do festival, a par das de melhor autor albanês e melhor tradução.
“Este prémio caiu-me no coração, tanto mais sabendo que a minha tradutora levou cinco anos a traduzir silenciosamente a minha poesia”, sublinhou.
O festival, que vai este ano na quarta edição, decorreu entre 22 e 28 de Setembro e homenageou o poeta mexicano Octavio Paz (1914-1998). Houve também tempo para leituras de poesia, mesas-redondas, debates, exibição de curtas-metragens, música e exposições, entre outras actividades.
Uma das iniciativas desta edição do Poeteka, subordinado ao tema “Liberdade sob Palavra”, consistiu no envio de poemas por mensagem escrita para telemóveis, durante os dias do festival, demonstrando como a tecnologia pode servir para divulgar poesia.
Cortesia de O Público
Sem comentários:
Enviar um comentário