Uma variação genética comum pode ser responsável pela dificuldade que algumas pessoas enfrentam no acto de ler.
O estudo, realizado por investigadores do Wellcome Trust Center for Human Genetics, em Oxford, sugere que, além de ajudar a diagnosticar pessoas com problemas de aprendizagem, o gene (chamado KIAA0319) pode determinar quem é bom ou mau leitor.
“É a primeira vez que a mesma variante genética se revelou importante para a dislexia e para a capacidade leitora em geral”, disse a investigadora do WTCHG Silvia Paracchini.
Para chegar a esta descoberta, os cientistas realizaram testes em 6.000 crianças com idades entre sete e nove anos. Os resultados vieram mostrar que a variação do gene que dificulta a leitura apareceu em 15% das crianças, inclusive nas que não foram diagnosticadas como disléxicas. A pesquisa, publicada no American Journal of Psychiatry (http://ajp.psychiatryonline.org/), pode ajudar os cientistas a compreender o motivo pelo qual algumas pessoas desenvolvem dislexia e outras não conseguem ler um livro.
Cortesia de DGLB
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