PARTE I
É uma cartografia do território onde faróis são colocados e contornos traçados. No caso da poesia Zimbabuense, a estilística e as características temáticas tão são variadas que é difícil analisar simplisticamente.
Na variedade há conexões, desconexões e reconexões que deve definir-se como aquelas formadas pelo contexto histórico. Isto flúi de processos criativos e propósitos, grupos temáticos, padrões formais e estilísticos, e a relação do poeta na tradição literária.
A poesia de Marechera Dambudzo, por exemplo, coerentemente prova a instabilidade de categorias históricas. Chirikure Chirikure, Albert Nyathi, Freedom Nyamubaya e Ignatius Mabasa usam um olhar de retrospectiva para construir um idioma poético moderno. Apesar desta instabilidade, deseja-se, como um ponto de começo, oferecer um fundo histórico que explique o contexto e o propósito da escrita. Este fundo inclui um período que não tem sido colocado na consciência cultural Zimbabuense, 1970-79; a década de promessa e esqueletos escondidos, a década de ESAP e do acordar descontente; e depois a era pós-2000. Cada década está repleta de acontecimentos sociais, económicos e políticos que têm influência na cultura.
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