Um coleccionador norte-americano vai doar edições raras das primeiras peças de Shakespeare ao Globe Theatre, de Londres, especializado na apresentação da obra do escritor. John Wolfson prometeu doar a sua biblioteca de 450 textos de Shakespeare ao teatro, uma reconstrução do teatro em que Shakespeare apresentou as suas peças e que fica situado no mesmo local do teatro original, na margem do rio Tâmisa.
Uma porta-voz do teatro disse que a colectânea de textos dos século 16, 17 e 18 tem "valor inestimável". Inclui um Primeiro Fólio completo de Shakespeare -- um volume de 900 páginas de suas obras publicado em 1623, que, na época, teria sido vendido por apenas 1 libra. Hoje sobrevivem apenas 200 cópias do volume, e exemplares em boas condições de conservação já foram vendidos por até 2,8 milhões de libras (3,45 milhões de euros).
Também fazem parte da colecção de Wolfson exemplares raros do Segundo, Terceiro e Quarto Fólios de Shakespeare. Existem poucas cópias do Terceiro Fólio, segundo o teatro, porque a maioria foi destruída no grande incêndio que devastou Londres em 1666. Agora o Globe vai procurar levantar fundos para construir uma nova biblioteca e centro de estudos para abrigar a doação, que vai receber após a morte de Wolfson.
O coleccionador, que está na casa dos 60 anos, começou a colecionar os textos na década de 1970. Ele também vai doar ao teatro edições primeiras de obras de contemporâneos de Shakespeare, como Ben Jonson, Christopher Marlowe e John Lyly.
Wolfson disse que decidiu fazer a doação para que sua colecção não seja fragmentada. "Eu considero-me com sorte por ter encontrado para os meus livros um lugar tão apropriado quanto o Globe", disse ele. "Aqui a colecção que eu constituí poderá permanecer reunida e será usada com grande proveito por estudantes, académicos e educadores das gerações vindouras."
Sem comentários:
Enviar um comentário