Uma antologia de poemas inéditos de autores cabo-verdianos, organizada pelo jornalista português Francisco Fontes, será lançada em Cabo Verde a 5 de Maio, Dia da Cultura da CPLP, que as embaixadas de Portugal e Brasil, através dos respectivos centros culturais vão assinalar naquele país africano com uma semana cultural, a decorrer até dia 9.
Francisco Fontes, jornalista de Coimbra que foi delegado da Agência Lusa em Cabo Verde entre 2001 e 2004, fará a apresentação no Centro Cultural Português da obra Destino de Bai, editada em 2008 pela ONG ‘Saúde em Português'.
A obra reúne composições inéditas de 32 poetas cabo-verdianos residentes no país e na diáspora, segundo uma nota do CCP/Instituto Camões da Praia.
O jornalista português foi já anteriormente responsável pela organização e lançamento em 2005 de uma outra antologia, Tchuba na Desert, que reúne contos inéditos de autores cabo-verdianos residentes no seu país, diferentemente da que agora é lançada na cidade da Praia, que engloba autores que se encontram fora de Cabo Verde.
Destino de Bai foi lançado em Portugal em Julho de 2008, numa sessão em Coimbra com a presença do primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria das Neves, que tem uma participação especial na obra de 350 páginas.
Na antologia participam José Luís Hopffer Almada, Carlos Araújo, Eileen Barbosa, Kaká Barboza, Paulino Dias, G. T. Didial, Filinto Elísio, Anita Faria, Tchalê Figueira, Jorge Carlos Fonseca, Margarida Fontes, Corsino Fortes, Adriano Gominho, Lay Lobo, José Vicente Lopes, Chissana Magalhães, Vasco Martins, Mito, Jorge Miranda, António de Névada, Oswaldo Osório, Valdemar Pereira, Maria Helena Sato, Luiz Silva, Mário Lúcio Sousa, Danny Spínola, Paula Vasconcelos, Arménio Vieira, Artur Vieira, Elisa Schneble e Vera Duarte.
A semana cultural da CPLP engloba ainda a exibição, a 6 de Maio, no Centro Cultural Brasileiro do filme Dona Flor e os Seus Dois Maridos, clássico do cinema brasileiro baseado na obra homónima de Jorge Amado. Realizado por Bruno Barreto, a obra conta com as interpretações de Sónia Braga, José Wilker e Mauro Mendonça.
A 7 de Maio, o músico luso-cabo-verdiano Vasco Martins estará no Centro Cultural Português para um concerto a solo de apresentação do seu último CD Lua Água Clara, gravado em Paris com produção de José da Silva.
O Centro Cultural Brasileiro promove ainda a 9 de Maio a Tarde dos Sons da Flauta, um recital de flauta com a participação dos alunos da professora Timea Kiss.
Cortesia de IC
Sem comentários:
Enviar um comentário