Foi lançado um novo portal de cultura online, o www.culturaonline.pt. O site apresenta-se como “um conceito inovador no panorama nacional”, uma rede social participada pelo Ministério da Cultura.
Em comunicado, o ministério afirma que se trata de uma “lógica de revelação inovadora e interactiva que potencie, de forma efectiva, a adesão e a vivência da cultura por uma comunidade vasta e coesa”. Este novo portal de cultura, que representou um investimento de 700 mil euros, “pretende assumir-se como motor para a mudança de paradigma da divulgação cultural em Portugal”.
Entre os objectivos, destacam-se o da promoção de visita aos espaços e infra-estruturas culturais, através de conteúdos digitais tridimensionais com divulgação on-line gratuita. A criação de uma rede social cultural, “tornando os cidadãos participantes activos na dinamização da oferta cultural – através da divulgação de conteúdos, podcasts, personalização na plataforma, blogues, entre outros.
Há ainda funcionalidades tecnológicas que serão introduzidas no início de 2010, “orientadas para a captação de investimento e consolidação de um modelo de negócios auto-sustentável” – merchandising online, pagamentos electrónicos, catálogos 3D e uma loja museológica online.
O portal foi lançado esta terça-feira, 8 de Setembro, no Palácio Nacional da Ajuda, e já se encontra disponível para consulta.
Cortesia de O Público
Em comunicado, o ministério afirma que se trata de uma “lógica de revelação inovadora e interactiva que potencie, de forma efectiva, a adesão e a vivência da cultura por uma comunidade vasta e coesa”. Este novo portal de cultura, que representou um investimento de 700 mil euros, “pretende assumir-se como motor para a mudança de paradigma da divulgação cultural em Portugal”.
Entre os objectivos, destacam-se o da promoção de visita aos espaços e infra-estruturas culturais, através de conteúdos digitais tridimensionais com divulgação on-line gratuita. A criação de uma rede social cultural, “tornando os cidadãos participantes activos na dinamização da oferta cultural – através da divulgação de conteúdos, podcasts, personalização na plataforma, blogues, entre outros.
Há ainda funcionalidades tecnológicas que serão introduzidas no início de 2010, “orientadas para a captação de investimento e consolidação de um modelo de negócios auto-sustentável” – merchandising online, pagamentos electrónicos, catálogos 3D e uma loja museológica online.
O portal foi lançado esta terça-feira, 8 de Setembro, no Palácio Nacional da Ajuda, e já se encontra disponível para consulta.
Cortesia de O Público
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