O poeta, sacerdote e professor madeirense José Tolentino Mendonça é o orador convidado da iniciativa alusiva ao Dia Mundial da Poesia que terá lugar na Biblioteca Municipal de Machico a 21 de Março.
O evento está integrado no programa do Município da Cultura Machico 2011 e destina-se sobretudo à comunidade estudantil embora a restante população também possa participar neste encontro.
Ocupando já um lugar de destaque na poesia portuguesa contemporânea, o autor, natural de Machico, ganhou notoriedade quando integrou a delegação que representou Portugal, em 1999, na 9.ª Bienal Internacional do livro do Rio de Janeiro, ao lado de um grupo de conceituados escritores e poetas portugueses. Contudo, a sua obra já havia sido publicada. Em 1990 José Tolentino Mendonça tinha editado o seu primeiro livro de poesia Os Dias Contados e, desde essa altura tentou diversificar a sua obra como poeta, ensaísta e tradutor.
Em 1997 traduziu Cântico dos Cânticos; em 1994 editou o ensaio As Estratégias do Desejo: Um Discurso Bíblico Sobre a Sexualidade; em 1997 Longe Não Sabia; em 1998 A que Distância Deixaste o Coração e, em 2001, o livro de poesia De Igual Para Igual. Em 2010, a Assírio & Alvim editou A Noite Abre Meus Olhos, obra que reúne toda a poesia publicada pelo autor.
Cortesia de Jornal da Madeira
Sem comentários:
Enviar um comentário