“Que ele me beije com beijos da sua boca!/ Melhores são as tuas carícias que o vinho,/ ao olfacto são agradáveis os teus perfumes;/ a tua fama é odor que se difunde./ Por isso te amam as donzelas.” Assim começa o livro bíblico do Cântico dos Cânticos, que o actor e encenador Luís Miguel Cintra lerá na íntegra amanhã, às 21h30, na Capela do Rato (Calçada Bento da Rocha Cabral, 1 B), em Lisboa. A entrada é livre.
Sendo um dos poemas mais antigos da humanidade, o Cântico dos Cânticos é, apesar ou por causa da sua natureza sensual e erótica, também o texto mais comentado pelos grandes místicos do judaísmo e cristianismo.
Não é a primeira vez que Luís Miguel Cintra faz este tipo de leitura. Em Junho do ano passado, o encenador do teatro da Cornucópia leu, no mesmo lugar, o livro do Apocalipse, o último livro da Bíblia cristã. Também este está entre os textos bíblicos mais lidos e comentados.
Desta vez, em lugar das visões e profecias e da forte linguagem simbólica que se encontra no Apocalipse, Cintra lerá os encontros e desencontros entre um casal de apaixonados: “Levanta-te! Anda, vem daí,/ ó minha bela amada!/ Eis que o Inverno já passou,/ a chuva parou e foi-se embora./ (…) Anda, meu amado,/ corramos ao campo,/ passemos a noite sob os cedros (…) Ai te darei as minhas carícias.”
Cortesia de O Público
Sem comentários:
Enviar um comentário