o IELT – Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da FCSH-UNL e o Programa Gulbenkian Ambiente da Fundação Calouste Gulbenkian apresentam, no dia 7 de Junho, na sala 3 da Gulbenkian, o Seminário de Literatura e Ambiente: "Falas da Terra” no Século XXI What do we see green?
Constituído por duplas de escritores e leitores (investigadores de várias áreas disciplinares), o programa procura perceber como os escritores reflectem sobre os grandes problemas ambientais da actualidade e sobre a potencial função dos textos literários enquanto catalisadores de uma nova consciência ambiental.
Entre outras, são analisadas obras de Álvaro Magalhães, Gonçalo M. Tavares, Joana Bértholo, Rui Cardoso Martins, Mário de Carvalho, e valter hugo mãe, que ali debaterão com os respectivos “leitores”, nomeadamente: Carlos Nogueira, José Eduardo Ferreira, Carlos Augusto Ribeiro, Ana Isabel Queiroz, Natália Constâncio, Adolfo Luxúria Canibal.
Às conversas entre escritores e investigadores juntam-se as participações de um elenco de académicos portugueses e estrangeiros, entre eles Ana Paula Guimarães, Cármen Flys Junquera, José Manuel Pedrosa e Tonia Payne, intervenções enquadradas pelo ecocriticismo - prática disciplinar que estabelece pontes entre a literatura e o ambiente, buscando exemplos na criação universal, desde a tradicional oral à ficção científica.
O seminário encerrará com o lançamento do livro homónimo, título que reúne as leituras e reflexões dos vários intervenientes.
Cortesia de Naturlink
Sem comentários:
Enviar um comentário