No dia 22 de Maio festeja-se o 83º aniversário da Sociedade Portuguesa de Autores e o Dia do Autor Português. Este ano, as comemorações decorrem um dia antes da data devido ao facto de dia 22 ser feriado. Nesse sentido, a Sociedade Portuguesa de Autores promove, dia 21 de Maio, o Dia do Autor Português, cujas comemorações decorrem na SPA, a partir das 18h30. Do programa constam a mensagem do Dia do Autor, da autoria de Júlio Isidro e lida pelo próprio, a entrega do Prémio Consagração de Carreira à escritora Isabel da Nóbrega, das Medalhas de Honra da SPA a cooperadores e da Medalha de Honra da Cidade de Lisboa à SPA, pela mão do presidente da Câmara Municipal de Lisboa Dr. António Costa, para além da revelação do vencedor do Grande Prémio do Teatro Português SPA/Novo Grupo.
As comemorações incluem a inauguração da exposição «Todos os dias são Dias do Autor» - exposição-retrospectiva sobre os Dias do Autor ao longo de 25 anos de existência deste evento, constituída por 25 painéis com imagens e textos alusivos a cada um dos Dias do Autor anteriores - e a leitura da mensagem do Dia do Autor de autoria de Júlio Isidro; uma mensagem que é sempre de grande significado para todos os autores e marca um momento de partilha de anseios, dúvidas e alegrias entre os autores portugueses.
Seguir-se-á a leitura das mensagens do ministro da Cultura Dr. José António Pinto Ribeiro e do director-geral da CISAC Eric Baptiste; a entrega do Prémio Consagração de Carreira à escritora Isabel da Nóbrega; a entrega das Medalhas de Honra da SPA a cooperadores; a revelação do vencedor do Grande Prémio do Teatro Português SPA/Novo Grupo (Grande Prémio instituído em 1997 e que, até agora, contemplou João Carlos dos Santos Lopes, Fernando Augusto, Pedro Pinheiro, António Ferreira e Jaime Rocha); o lançamento do livro «Ódio», de Jorge Humberto (vencedor do Prémio Bernardo Santareno/Novos Dramaturgos 2005); uma homenagem aos trabalhadores da SPA; a entrega da Medalha de Honra da Cidade de Lisboa à SPA, cerimónia que conta com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa Dr. António Costa; um concerto do guitarrista Pedro Jóia e um jantar.
Momento de especial relevância das cerimónias do Dia do Autor Português é a entrega das Medalhas de Honra da SPA aos membros desta Sociedade, galardão que foi até agora atribuído uma única vez, em 2005, durante as comemorações do 8Oº aniversário da SPA. Os cooperadores distinguidos este ano com a Medalha de Honra são o maestro Álvaro Cassuto, o compositor Arlindo de Carvalho, os escritores António de Andrade Albuquerque (Dick Haskins), António Rebordão Navarro, António Valdemar, Baptista-Bastos, Maria Isabel Barreno, Manuel Alegre, Mário Zambujal, Mata da Nazaré e Teresa Rita Lopes, a artista plástica Maria Keil, os realizadores António-Pedro Vasconcelos e Ruy Ferrão, vultos incontornáveis do teatro como Augusto Sobral, Armando Caldas, Carlos Porto, Jorge Listopad, Leandro Vale, Miguel Barbosa e Norberto Ávila e o divulgador de jazz Raul Calado.
Sem comentários:
Enviar um comentário