BIO - William Blake


William Blake foi um artista, místico e poeta inglês autor de Canções de Inocência (1789): uma colecção de poesia escrita do ponto de vista da criança, de assombro inocente e espontaneidade em cenários naturais que inclui O Menino Perdido, O Menino Encontrado e O Cordeiro; Canções de Experiência (1794): contém muitos poemas em resposta a uns das Canções de Inocência, sugerindo contrastes irónicos como a criança amadurece e aprende de tais conceitos como o medo e a inveja, por exemplo, para o poema O Cordeiro está o poema O Tigre. Edições posteriores reuniram Inocência e Experiência apenas num volume.


Como amigo de Mary Wollstonecraft Shelley, Percy Bysshe Shelley e Thomas Paine, Blake esteve entre o círculo literário intelectual de Londres, embora tenha sido frequentemente considerado um excêntrico ou pior, um louco. Os seus trabalhos não ganharam muita aclamação nem êxito comercial até muito depois da sua morte. Embora tivesse tido vários patronos durante a sua vida e produzido trabalhos volumosos, quase sempre viveu em pobreza abjecta.


É bastante difícil classificar o conteúdo dos trabalhos de Blake num género, decisivamente influenciou os poetas românticos recorrendo a temas como o bem e mal, o céu e o inferno, o conhecimento e a inocência e a realidade externa contra a interior. Estando contra as convenções comuns do tempo, Blake acreditou na igualdade sexual e racial e na justiça para todos, rejeitando os ensinamentos do Testamento Velho em favor do Novo, e detestando quaisquer formas de opressão.


Como artista, Blake admirou e estudou os trabalhos de Raphael, Heemskerk, Dürer, e Michelangelo, que tornar-se-iam influências importantes às ilustrações que fantásticas e às vezes apocalípticas que criou para o próprios escritos e outros. Blake desenvolveu criaturas míticas inspiradas pelas mitologias grega e romana que incluem Los, que representa a imaginação poética, Albion, que representa Inglaterra, e Orc, que encarna a rebeldia juvenil. Enquanto Blake viveu a maior parte da sua vida em Londres, incitou um impacto profundo em futuros poetas artistas, escritores e músicos de todo o mundo.


William Blake nasceu no dia 28 de Novembro, 1757, em Londres, Inglaterra, sendo o terceiro filho de Catherine née Wright (1723–1792) e James Blake (c.1723–1784) um hosier e haberdasher na Rua Broad na Praça Dourada, Soho. O jovem William tinha inclinação para visões fantásticas, incluindo as visões de Deus e anjos numa árvore. Mais tarde, viria a reivindicar que teve conversas regulares com o seu falecido irmão Robert. Desde cedo que o mundo imaginativo de Blake seria uma motivação superior para toda a sua vida. Notando algo especial no seu filho, os pais Catherina e James ajudaram e encorajaram entusiasticamente a sua criatividade artística e assim começou a sua educação e desenvolvimento como um artista.


Blake desde o início havera mostrado interesse e aptidão para desenhar, até que, aos dez anos de idade entrou na Escola de Desenho Henry Pars'. Depois, aos catorze anos de idade, Blake começou um período de aprendizagem de sete anos com o gravador James Basire, o gravador oficial da Sociedade de Antiquários. Da sua tumultuosa loja na Rua Rainha, Blake aprendeu todas as ferramentas do comércio que tornar-se-iam a sua fonte principal de rendimento. Ele era frequentemente enviado para criar esboços e desenhos de estátuas, pinturas, e monumentos incluindo os que foram encontrados em igrejas como na da Westminster. O estudo intenso de arte Gótica e arquitetura apelou à sua sensibilidade estética fazendo desenvolver uma paixão pelo medieval. Ele também encontrou numerosas figuras do círculo intelectual de Londres durante este período. Pouco tempo depois de ter frequentado a Academia Real sob o Senhor Joshua Reynolds desistiu por achar a atmosfera intelectual demasiada restritiva ao florescer do seu lado artístico. Em 1780 obteve emprego como gravador com o editor Joseph Johnson.


Em 1782 Blake casou com Catherine Sophia Boucher (1762-1831). Apesar de não terem filhos, viveram um casamento feliz e Blake ensinou Catherine a ler e a escrever. Eram um casal dedicado e trabalharam juntos em muitas das publicações de Blake. A sua primeira colecção Esboços Poéticos surge em 1783. Enquanto Blake estava ocupado com as comissões, também empreendeu a tarefa de criar as gravuras que ilustrariam a sua própria poesia, gravuras que ele próprio tratou de imprimir. Experimentou um método inovador imprimir imagens e texto no mesmo prato. As suas ilustrações altamente detalhadas frequentemente exibiam partes da anatomia humana ou criaturas fantasticamente imaginativas limitadas por várias formas naturais. Muitas vezes focando temas difícies e metafóricos, as suas personagens incorporando inspiração e criatividade batalham contra as forças opressivas da lei e da religião. Empregou técnicas para margens decorativas e imagens pintadas à mão, ou imprimidas com a cor já na madeira ou em prato de cobre, a tinta de que ele próprio misturou. Esta dedicação artesanal e detalhada faz com que cada volume não seja igual e nenhum dos seus trabalhos seja semelhante. Blake também ilustrou trabalhos para outros escritores e poetas incluindo Histórias Originais da Vida Real de Mary Wollstonecraft Shelley (1788).


O Livro de Thel (1789), um dos primeiros poemas de narrativa longa de Blake, foi seguido pelo primeiro dos seus trabalhos proféticos, O Casamento entre o Céu e o Inferno (c.1793). Outros trabalhos terminaram por volta desta data foram América: Uma Profecia (1793), Europa: Uma Profecia (1794), Visões das Filhas de Albion (1793) e O Livro de Urizen (1794).


Em 1800, o casal Blake mudou-se para Felpham em Sussex onde William foi encarregado de ilustrar os trabalhos do então seu patrono, o poeta William Hayley. Em 1803 Blake foi acusado de sedição depois uma confrontação violenta com soldado John Scolfield em que Blake proferiu afirmações infames contra o Rei. Foi mais tarde foi absolvido. Em 1805 começou a sua série de ilustrações para o Livro de Revelações e várias outras publicações incluindo Contos de Canterbury do Século Catorze de Geoffrey Chaucer, Virgil de Robert John Thornton e Paraíso Perdido de John Milton. Jerusalém: A Emanação do Gigante Albion (c.1820) foi a iluminura mais longa de Blake.


Em 1821, o casal Blake mudou-se para um alojamento em Fountain Court, Strand. Aí Blake acaba os seus trabalhos no Livro de Job em 1825, patrocinados pelo seu último patrono John Linnell. No ano seguinte começou uma série de águarelas para a Comédia Divina de Dante Alighieri, sobre as quais trabalhou até ao dia da sua morte. William Blake morreu em casa no dia 12 de agosto, 1827. Incapaz de pagar o enterro, Linnell emprestou dinheiro a Catherine. Blake foi sepultado sem qualquer designação fúnebre nos Campos Não-conformistas de Bunhill em Londres onde Catherine foi sepultada quatro anos mais tarde entre outras figuras notáveis de discórdia como Daniel Defoe e John Bunyan. Actualmente, existe uma pedra sepulcral com desígnios que fica perto de onde o casal Blake jaz. Em 1957 um monumento a Blake e sua esposa foi erguido no Canto do Poeta na Abadia de Westminster em Londres.

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