Maria do Sameiro Barroso, com o original Uma Ânfora no Horizonte, acaba de vencer a edição portuguesa do “Prémio Internacional de Poesia Palavra Ibérica 2009″. O Prémio, instituído pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, numa parceria com o Ayuntamiento de Punta Umbria e a colaboração de Sulscrito – Círculo Literário do Algarve, tem o valor de 2500 euros, estando prevista a publicação, em edição bilingue, da obra vencedora. O júri, constituído por Casimiro de Brito, Fernando J. B. Martinho e Manuel Frias Martins, escolheu o original Uma Ânfora no Horizonte de entre os 86 originais a concurso. Realçando a elevada qualidade das obras concorrentes, o júri recomendou ainda para publicação o original Labirintos Cruciais, assinado com o pseudónimo Eva Maria. De acordo com o autor – Paulo Renato Cardoso – Eva Maria é mais que um pseudónimo, assumindo-se como entidade co-autoral num livro em que os poemas são atravessados por uma voz feminina. Em 2007, Paulo Renato Cardoso venceu o Prémio Daniel Faria com o livro Órbitas Primitivas: Fracções de um Tratado Heliocêntrico.
Maria do Sameiro Barroso nasceu em Braga em 1951. Médica, germanista, ensaísta e investigadora, licenciada em Filologia Germânica e em Medicina, fez a sua estreia literária em 1986. Publicou os seguintes livros de poesia: O Rubro das Papoilas, Rósea Litania; Mnemósine; Meandros Translúcidos; e Amantes da Neblina. Vindimas da Noite é o seu livro mais recente, editado por edições Labirinto. Maria do Sameiro Barroso é ainda a responsável pela organização das antologias Um Poema para Ramos Rosa (com prefácio de Paula Cristina Costa) e Um Poema para Agripina, com prefácio de Ana Paula Coutinho.
A edição anterior do Prémio Internacional de Poesia Palavra Ibérica tinha sido vencida por Amadeu Baptista, com o livro Sobre as Imagens.
Cortesia de BB
2 comentários:
Muito obrigada pela divulgação.
Um abraço poético
Maria do Sameiro Barroso
Algum poeta da lingua portuguesa nascido em outro país já ganhou esse prêmio?
Ana Marly de Oliveira Jacobino
Enviar um comentário