O Nobel da Literatura Derek Walcott venceu o prémio de poesia T. S. Eliot.
Valerie Eliot, viúva de T. S. Eliot, autor de “A Terra Baldia”, entregou ao galardoado um cheque de 17.500 euros (15.000 libras) numa cerimónia realizada no passado dia 25 de Janeiro no museu Wallace, de Londres.
Nascido em 1930 na ilha caribenha de Santa Lucía, Derek Walcott competia com o também prémio Nobel irlandês Seamus Heaney, o veterano da guerra do Iraque Brian Turner e Sam Willets, um poeta que ultrapassou uma adição à heroína de mais de 10 anos.
Walcott foi premiado pela coleção de poemas “White Egret”, uma profunda meditação sobre a morte e o passar do tempo, que a presidente do júri, a poeta Anne Stevenson, considerou “emocionante e tecnicamente impecável".
“É um livro completo do começo até ao final, cada poema pertence inteiramente ao mesmo. (Walcott) é um enorme poeta, um dos melhores poetas de língua inglesa”, disse Anne Stevenson.
Derek Walcott protagonizou um escândalo em 2009 quando retirou a sua candidatura ao cargo de professor de poesia de Oxford depois de uma rival ter divulgado documentos segundo os quais o poeta tinha assediado sexualmente antigas alunas.
Cortesia de Diário Digital
Sem comentários:
Enviar um comentário