No seu prefácio à "Our Secret Discipline", Helen Vendler diz-nos que há 50 anos atrás, como estudante graduação em Harvard, planeou escrever a sua dissertação sobre a poesia de Yeats; depois de reflexão decidiu que, aos 22 anos, não sabia o suficiente para escrever sobre um poeta que se manteve até aos 73 anos. Por isso, foi natural que depois de produzir obras significativas sobre alguns dos seus poetas favoritos - Stevens, Herbert, Keats, Shakespeare - assim como colecções de ensaios (três deles durante os últimos 10 anos), ela deveria regressar ao seu primeiro amor em Livro cujo valor pode ser superior a qualquer coisa que até agora se produziu. É a primeira exaustiva conta de estilos líricos de Yeats como eles próprios revelaram nos 50 anos de formas em verso como "a necessária e qualificada encarnação da urgência moral do poeta".
Vendler é a ideal e mais próxima leitora e ouvinte para empreender a grande tarefa de compreender os termos da poesia de Yeats. Ao longo dos anos que a poesia vem sendo escrita, um bom número de grupos de leitores como William Empson e Yvor Winters, Hugh Kenner e Donald Davie pouco consideram as questões técnicas dos versos. O grande mérito da abordagem de Vendler é que ela nunca deixa o contéudo apenas com identificações e descrições das escolhas formais de Yeats, mas considera como tais as formas que são utilizadas ao serviço do conteúdo moral e humano.
Em vez de se mover através do trabalho em ordem cronológica, partindo do início das obras de Yeats para "Cuchulain Comforted" e "The Black Tower", ela prossegue um caminho mais indirecto, separando os vários poemas entre categorias rítmicas e estanzáicas. Na sua abertura de capítulo selecciona três poemas de diferentes fases da carreira de Yeats, em cada um dos quais é relativamente clara no discurso e não depende da sua compreensão sobre qualquer conhecimento esotérico, tal como muitos dos visionários. "An Irish Airman Foresees His Death", "Easter 1916", e "After Long Silence" são poemas que qualquer leitor concordaria nos quais Yeats mostra o seu melhor e não necessitam de especial articulado ou "chaves" para desbloquear a sua beleza. Com "After Long Silence" Vendler recorre, como ela faz noutras partes do livro, aos manuscritos de Yeats, para ajudar-nos a seguir "o pensamento criativo do poeta, como que motiva a evolução do poema". No que diz respeito à "Easter 1916", uma vez que Harold Bloom encontrou, na sua clareza, a incaracterística de Yeats, Vendler finalmente traz a sua clareza complicada.
Our Secret Discipline: Yeats and Lyric Form, por Helen Vendler, Belknap, 428 pp., illustrated.
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