A poesia vai ter o Centro Cultural de Belém como "casa" a 21 de Março. Das 11 às 19 horas o Dia Mundial da Poesia vai ser comemorado em Belém com leituras dos Lusíadas por personalidades, conferências, apresentação de obras e declamações de poemas por conhecidos e desconhecidos. João Vieira é o artista convidado deste ano com instalações, pinturas e vídeos com performances.
O CCB ficou surpreendido com o sucesso da comemoração do Dia Mundial da Poesia em 2008, quando se lançou nesta iniciativa com o Plano Nacional de Leitura. As duas entidades decidiram repetir a experiência, este ano o artista convidado de 2009 é João Vieira, a sua obra foi muito influenciada pela poesia como objecto de estudo e trabalho. Quem for a Belém no próximo sábado poderá ver várias instalações de Vieira, pinturas (uma exposição patente até dia 20 de Abril) e performances. No ano passado a artista convidada foi Ana Hatherly.
Durante a tarde Luís Vaz de Camões vai ser ouvido ao longo de mais de quatro horas pela voz de convidados como a escritora Inês Pedrosa, o ministro da Cultura José António Pinto Ribeiro, Isabel Alçada ou António Mega Ferreira que arranca com “As armas e os barões assinalados”. Os dez cantos dos “Lusíadas” vão ser passados a pente fino, mas os sonetos do poeta também serão lidos na Sala Fernando Pessoa.
A partir das 14 horas o público também pode declamar, como já tinha acontecido no ano passado. “Diga lá um poema” oferece palco, microfone e câmara. “As gravações são passadas em diferido, em televisores” avisa o comunicado.
A Sala de Leitura está reservada para uma conversa com Richard Zenith, escritor, tradutor e especialista em Fernando Pessoa que vai dar uma conferência sobre o poeta. Abel Barro Baptista, doutorado em literatura do Brasil, vai falar no mesmo espaço sobre a experiência histórica da poesia brasileira.
Os actores dos Artistas Unidos e Jorge Silva Melo, fundador da companhia, vão partir de autores e cantores nacionais e estrangeiros para conversar “sobre a poesia e voz”, na Sala Almada Negreiros. Na Sandwish Bar vai haver lançamentos de livros de poesia de Bénedicte Houart e Pedro Braga falcão, com a presença de autores.
A entrada para a comemoração é livre.
Cortesia de O Público
Sem comentários:
Enviar um comentário