Como Criar Riqueza na Economia Digital?

Criadores de Renome Mundial, Líderes Políticos e os Principais Representantes da Indústria reúnem-se na Cimeira Mundial do Direito de Autor em Bruxelas, nos dias 7 e 8 de Junho de 2011

Robin Gibb, membro do grupo Bee Gees, Ivo Josipović, Presidente da Croácia e compositor musical, Hervé Di Rosa, artista plástico francês, Michel Barnier e Neelie Kroes, Comissários Europeus, Francis Gurry, Director-Geral da OMPI, Roger Faxon, Administrador Executivo do Grupo EMI e Arnaud Nourry, Administrador Executivo do grupo Hachette Livre, irão abordar questões relacionadas com as indústrias criativas e o Direito de Autor na era digital.

Paris, 23 de Fevereiro de 2011 – Nesta data, a CISAC (Confederação Internacional das Sociedades de Autores e Compositores) anunciou os principais temas do programa e oradores da terceira Cimeira Mundial do Direito de Autor, que terá lugar em Bruxelas, nos próximos dias 7 e 8 de Junho. Este evento reunirá criadores mundialmente conhecidos, organizações de direitos, editores de livros e música, produtores cinematográficos e televisivos, decisores políticos, fornecedores de conteúdos e operadores de comunicação social, fornecedores de serviços de Internet e operadores de telecomunicações, fabricantes de equipamentos (hardware) e peritos nos domínios jurídico e tecnológico, que irão trocar ideias e discutir o futuro da propriedade intelectual e dos conteúdos criativos (música, livros, filmes, imagens,…) no ambiente digital.

Os Principais Oradores confirmados para 2011 incluem:
- Michel Barnier, Comissário Europeu para o Mercado Interno e Serviços
- Hervé Di Rosa, Artista plástico francês e Vice-Presidente da CISAC
- Roger Faxon, Administrador Executivo do Grupo EMI, entrevistado por Paul Williams, autor e Presidente da Direcção e do Conselho de Administração da ASCAP
- Robin Gibb, lendário cantor e autor pertencente ao grupo Bee Gees e Presidente da CISAC
- Francis Gurry, Director-Geral da OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual), entrevistado por Eric Baptiste, Administrador Executivo da SOCAN
- Ivo Josipović, Presidente da Croácia e compositor musical
- Neelie Kroes, Vice-Presidente da Comissão Europeia e Comissária Europeia para a Agenda Digital
- Arnaud Nourry, Presidente e Administrador Executivo do grupo Hachette Livre

A Robin Gibb irão juntar-se, na Cimeira Mundial do Direito de Autor, criadores de renome mundial, como o artista plástico francês Hervé Di Rosa, o compositor de música clássica e Presidente da Croácia Ivo Josipović, o compositor, autor e actor americano Paul Williams e a poetisa britânica Wendy Cope.

A Cimeira contará com a presença de importantes dirigentes políticos, que participam activamente em questões relacionadas com o Direito de Autor, como Michel Barnier, Comissário Europeu para o Mercado Interno e Serviços; Neelie Kroes, Vice-Presidente da Comissão Europeia e Comissária para a Agenda Digital; e Francis Gurry, advogado, professor de Direito e Director‑Geral da OMPI, além de co-autor da obra “International Intellectual Property in an Integrated World Economy”.

Os principais oradores da indústria incluem também Roger Faxon, Administrador Executivo do Grupo EMI; Arnaud Nourry, Presidente e Administrador Executivo do grupo Hachette Livre; Frances Moore, Presidente/Administrador Executivo da IFPI (International Federation of the Phonographic Industry); Simon Juden, Responsável pela Política Pública na Pearson e antigo Presidente da Publishers Association do Reino Unido; e Christopher Marcich, Presidente e Director-Geral da MPA (Motion Pictures Association) para a Europa, Médio Oriente e África.

Mais de 100 oradores irão salientar a necessidade de estabelecer um diálogo construtivo sobre a importância da protecção do Direito de Autor e da distribuição de obras criativas na era digital.

Enquanto, actualmente, a capacidade de aceder a conteúdos parece infinita e, do ponto de vista do consumidor, quase sem custos, onde e de que forma se pode extrair riqueza a partir da utilização e difusão de conteúdos? Quais os modelos que irão proporcionar riqueza e uma remuneração significativas aos titulares de direitos? Estará a resposta na “Nuvem”? Quais os melhores sistemas para garantir que os titulares de direitos são devidamente compensados? Qual o papel dos ISPs? E qual o lugar dos criadores neste novo ecossistema? A Cimeira será a plataforma ideal para debater todas estas questões de forma prospectiva com todas as partes interessadas.

Poderá contar com uma série de pontos de vista, principalmente o dos criadores, devido à natureza da CISAC, que engloba sociedades e associações de autores activas em todas as áreas criativas – música, audiovisual, literária e artes visuais.

Com a perturbação digital que actualmente se propaga muito para além do sector musical, estendendo-se a outras áreas criativas, todos os oradores de todas as disciplinas artísticas darão destaque a este tema.

A Cimeira de 2011, que terá lugar em Bruxelas, a capital da União Europeia, será fortemente europeizada. Uma série de textos legislativos e alterações extremamente importantes no âmbito do Direito de Autor, licenciamento colectivo e economia digital estão actualmente a ser debatidos, em Bruxelas e a nível global.

O slogan da Cimeira Mundial do Direito de Autor, “Creating value in the digital economy” (Criar Riqueza na Economia Digital), reflecte os três principais temas a abordar durante os dois dias da Conferência:

- Criar: O ecossistema global para criadores e indústrias criativas
- Unir: A economia digital e os novos modelos de negócio
- Respeitar: Os direitos dos autores e o enquadramento jurídico e social

“As vozes dos criadores raramente são ouvidas em questões ligadas ao Direito de Autor na era digital, e a sua participação é o que faz da Cimeira Mundial do Direito de Autor um evento único,” afirmou Robin Gibb, Presidente da CISAC, autor e cantor do lendário grupo Bee Gees. “Pelo menos na Europa, o sistema de gestão colectiva de direitos encontra-se numa encruzilhada. O rumo a seguir no que se refere à gestão colectiva de direitos e, de uma forma geral, às indústrias criativas, não passará pela obtenção de vantagens comerciais a curto prazo, mas pelo desenvolvimento de um sistema que seja sustentável por ser justo para todos”.

“A nova economia digital não existiria sem as obras dos criadores; o futuro baseia-se no equilíbrio perfeito entre os direitos dos criadores e os dos utilizadores. É isto que pretendemos transmitir com o nosso mote para a Cimeira de 2011, “Criar – Unir – Respeitar”, comentou Robert Hooijer, Director-Geral Interino da CISAC.

“É fundamental que as indústrias criativas se adaptem à realidade da tecnologia digital e da Internet. Mecanismos jurídicos e de negócio para criar riqueza têm de estar em sintonia com as expectativas dos intervenientes no ambiente digital,” afirmou o Director-Geral da OMPI, Francis Gurry, tendo acrescentado: “Precisamos de ser criativos no que se refere às várias indústrias, e de analisar as diferentes cadeias de produção de valor por forma a garantir que todos os envolvidos na criação e comercialização de conteúdos são devidamente remunerados e apoiados.”

A organização da Cimeira Mundial do Direito de Autor de 2011 está a cargo da CISAC e é apoiada por várias organizações, que representam todos os sectores da indústria:
BASCAP (Business Action to Stop Counterfeiting and Piracy); BIEM (International organisation representing mechanical rights societies); CEPIC (Coordination of European Picture Agencies Stock, Press and Heritage); ECSA (European Composer and Songwriter Alliance); EVA (European Visual Artists); EWC (European Writers’ Council); FEP (Federation of European Publishers); FERA (Federation of European Film Directors); GESAC (European Grouping of Societies of Authors and Composers); ICMP (International Confederation of Music Publishers); IFPI (International Federation of Phonographic Industry); IFRRO (International Federation of Reproduction Rights Organisations); SAA (Society of Audiovisual Authors); SAC (Songwriters Association of Canada).

Após a primeira edição, que teve lugar em Bruxelas, em 2007, a Cimeira Mundial do Direito de Autor que se lhe seguiu, realizada em Washington, em 2009, contou com mais de 600 delegados de 290 sociedades e 68 países. Espera-se que a Cimeira Mundial do Direito de Autor de 2011 atraia um número semelhante de participantes.

A Cimeira será realizada no Square Brussels Meeting Centre.

Para obter informações adicionais sobre a Cimeira Mundial do Direito de Autor da CISAC e o programa detalhado da Conferência e efectuar o seu registo, consulte o website www.copyrightsummit.com

Pode acompanhar a Cimeira Mundial do Direito de Autor no : twitter; LinkedIn

Pode fazer o download dos logótipos e fotografias da Cimeira em: http://bit.ly/dWvoR7

Cortesia de SPA

Sem comentários:

Poetícia > Marcadores

Notícias (737) Poeta (655) Poesia (414) Eventos (369) Cultura (276) Poema (267) Literatura (200) Livros (158) Prémio (96) Citação (76) Pessoa (57) Brasil (54) BIO (53) CFP (51) Portugal (50) Falecimento (39) Internet (39) Lisboa (39) Arte (34) Português (34) Festival (31) Lançamento (31) Poetícia (29) Teatro (28) Exposição (26) Leitura (26) Concursos (24) IC (24) Pintura (24) Livro Raro (23) Internacional (21) Memória (21) Música (21) Revistas (21) Crónica (20) Europa (20) Feira do Livro (20) Blog (19) Camões (19) Lusofonia (19) Poesia Erótica (19) Ciclo Poetas do Mundo (18) Encontro (18) Autor (16) BN (15) Conferência (15) Cinema (14) Novos Autores (14) Entrevista (13) Livraria (13) Recital (13) Biblioteca (12) Dia Mundial da Poesia (12) Línguas (12) Sintra (12) Antologia (11) Colóquio (11) História (11) Mundo (11) Museu (11) SPA (11) PNET (10) Porto (10) Festa (9) Homenagem (9) Irene Lisboa (9) Itália (9) Andrade (8) Crianças (8) Crítica (8) DN (8) EUA (8) Política (8) Tradução (8) Triplov (8) CCB (7) Ciclo (7) Espanha (7) Espanhol (7) Espólio (7) Alegre (6) Algarve (6) Aniversário (6) António Pina (6) Artigo (6) Belo (6) CNC (6) Educação (6) Escritor (6) Espanca (6) Inédito (6) Liberdade (6) Natal (6) Poe (6) Promoção (6) Russia (6) Shakespeare (6) APEL (5) Angola (5) Botto (5) Breyner Andresen (5) Checa (5) Chile (5) Digital (5) Escrita (5) Estudos (5) Fotografia (5) Helder (5) Infantil (5) JN (5) Leilão (5) Lusiadas (5) Moçambique (5) Novalis (5) Pessanha (5) Plath (5) Quental (5) RTP (5) Torga (5) Um Poema por Semana (5) Vida (5) Whitman (5) África (5) APE (4) Alice Branco (4) Almada (4) Argentina (4) Açores (4) Baudelaire (4) Cabo Verde (4) Cervantes (4) Ciência (4) Coimbra (4) Drummond de Andrade (4) Editora (4) Ernane C. (4) Espectáculo (4) Filipe de Fiuza (4) Filme (4) Filo-café (4) Fonseca (4) Gama (4) Gulbenkian (4) Ibérica (4) Informação (4) Literacia (4) Lourenço (4) Madeira (4) Neruda (4) O'Neill (4) Pais Brandão (4) Pascoaes (4) Ramos Rosa (4) Rimbaud (4) Régio (4) Surrealismo (4) Tavira (4) Teresa Horta (4) Tolentino Mendonça (4) Universidade (4) Actualidade (3) Al Berto (3) Ameríndios (3) América (3) Arruda dos Vinhos (3) Barreiro (3) Barros (3) Borges (3) Byron (3) Carlos de Oliveira (3) Celan (3) Cesariny (3) Coreia (3) Correntes d'Escritas (3) Cursos (3) Dança (3) Debate (3) Dia Mundial do Livro (3) Economia (3) Eliot (3) Escola (3) Especial Poetícia (3) FBP (3) Fado (3) Famalicão (3) Filósofo (3) França (3) Funchal (3) Garcia Lorca (3) Gedeão (3) Goethe (3) Gomes Ferreira (3) Governo (3) Gusmão (3) Hölderlin (3) Japão (3) Jornal (3) Junqueiro (3) Júdice (3) Keats (3) Latinidade (3) Luisa Amaral (3) Mirandês (3) Mourão-Ferreira (3) Natureza (3) Nava (3) Neo-realismo (3) Nerval (3) Nietzsche (3) Nobel (3) Nova Águia (3) Ondina Braga (3) Opinião (3) Palestra (3) Paris (3) Popular (3) Pushkin (3) RAP (3) Rapper (3) Salvado (3) Saramago (3) Silves (3) Silêncio (3) Sociedade (3) Sá-Carneiro (3) Tagore (3) Tamen (3) Tasso (3) Tertúlia (3) Turquia (3) Viagens (3) Vieira (3) Walcott (3) Yeats (3) 2º Aniversário (2) Akhmadulina (2) Alagamares (2) Alentejo (2) Alighieri (2) Almeida (2) Almira Medina (2) Ar livre (2) Ariosto (2) Arquitectura (2) Artaud (2) Avis (2) Azenha (2) Bachmann (2) Bai (2) Baptista (2) Barco (2) Bashô (2) Berardinelli (2) Bienal (2) Blake (2) Bocage (2) Bolsas (2) Brecht (2) Bugalho (2) CPLP (2) Cacela Velha (2) Café (2) Caldas da Rainha (2) Campos (2) Cancioneiro (2) Cannes (2) Capital (2) Carlos Cortez (2) Carnaval (2) Carvalho (2) Casa (2) Cascais (2) Castelo Branco (2) China (2) Cidadania (2) Cidade (2) Concreto (2) Congresso (2) Conto (2) Correia (2) Costa (2) Crise (2) Cruz (2) Cruz e Silva (2) Cuba (2) Culturest (2) Cummings (2) Daniel (2) Darwich (2) Deus (2) Divulgação (2) Diónisos (2) Echevarría (2) Falero (2) Freitas (2) Fu (2) Futurismo (2) Gancho (2) Garcias (2) Gomes (2) Google (2) Gotemburgo (2) Guarda (2) Gullar (2) Hatherly (2) Herculano (2) Hikmet (2) Hip-Hop (2) Homero (2) Hughes (2) Humor (2) Ideias (2) Imagem (2) Inauguração (2) Inglaterra (2) Inovação (2) Jacinto (2) Jazz (2) John-Perse (2) José Forte (2) Jovem (2) Juyi (2) Kipling (2) Klimt (2) Lacerda (2) Lautreamont (2) Leal (2) Letras (2) Leya (2) Lima (2) Maiakovski (2) Manifesto (2) Mar (2) Margarit (2) Mediterranea (2) Momento (2) Montale (2) Moraes (2) Mostra (2) Mulher (2) Musset (2) Negreiros (2) Nemésio (2) Nobre (2) Oriente (2) Osório (2) Ovar (2) Ovídio (2) PEN (2) Petrarca (2) Piaget (2) Picasso (2) Pindaro (2) Pitta (2) Pobreza (2) Pound (2) Póvoa do Varzim (2) Qatrân (2) Quintana (2) Revolução (2) Rilke (2) Robô (2) Rock (2) Russo (2) Safo (2) Santos (2) Sarau (2) Seferis (2) Seminário (2) Sena (2) Setúbal (2) Shan (2) Shelley (2) Silva Carvalho (2) Szymborska (2) São Tomé e Principe (2) Tennyson (2) Thomas (2) Turismo (2) USA (2) Ubarana (2) Verde (2) Video (2) Wordsworth (2) Workshop (2) Zhi (2) Zimbabue (2) África do Sul (2) 1870 (1) 2012 (1) A Trama (1) ABL (1) ACAPO (1) ACAT (1) Abril (1) Academia (1) Acordo Ortográfico (1) Adoum (1) Agamben (1) Agricultura (1) Aguiar e Silva (1) Aigner (1) Akhmátova (1) Al-Mu'tamid (1) Alain Bosquet (1) Alba (1) Aleixo (1) Alemanha (1) Almedina (1) Almeida e Sousa (1) Alorna (1) Alquímia (1) Alves (1) Alves Redol (1) Alzheimer (1) Ambiente (1) Amesterdão (1) Amichai (1) Amnistia Internacional (1) Amor (1) Amália (1) América Latina (1) Anjos (1) Ankara (1) Ano Novo (1) Anónimo (1) Ap Gwilym (1) Apollinaire (1) Apostas (1) Argumento (1) Ariadna (1) Arquíloco (1) Artista (1) Associação Âncora (1) Ateliê (1) Auden (1) Avelar (1) Aventura (1) Award (1) Azevedo (1) BB (1) BD (1) Baba (1) Bacelar (1) Baena (1) Balear (1) Banco de Livros (1) Bandeira (1) Barcelona (1) Barnes and Noble (1) Bebés (1) Behbahani (1) Beira (1) Belgrado (1) Bellman (1) Bem-vindo (1) Benavente (1) Benedeit (1) Benedetti (1) Benfeita (1) Bengala Branca (1) Benn (1) Berlin (1) Bertrand (1) Bessa (1) Bicentenário (1) Bilac (1) Bioarte (1) Birds of America (1) Bishop (1) Blaga (1) Botelho (1) Braille (1) Brasilia (1) Breton (1) Brines (1) Britiande (1) Brito (1) Brito e Abreu (1) Brochado (1) Browning (1) Bueno (1) Burns (1) Buson (1) Buñuel (1) Bíblia (1) CCPE (1) CVC (1) Cabrita (1) Caeiro (1) Calderón (1) Caminhada (1) Campanha (1) Campino (1) Campion (1) Campo (1) Canada (1) Candidatura (1) Caneta (1) Canto (1) Cardenal (1) Cardiff (1) Carlos Williams (1) Carneiro (1) Carson (1) Cartas (1) Casa Mateus (1) Casais Monteiro (1) Castro (1) Catalão (1) Catroli do Carmo (1) Causas (1) Cavafy (1) Cavalcanti (1) Cegueira (1) Celebração (1) Cendrars (1) Chagas (1) Chandong (1) Char (1) Chaucer (1) Chen-Ch'ing (1) Cheng (1) Christensen (1) Chá (1) Claraval (1) Clifton (1) Cochofel (1) Coleridge (1) Comboio (1) Competição (1) Comunidade (1) Condenação (1) Convenção (1) Conversa (1) Cordelismo (1) Corona (1) Correia d'Oliveira (1) Correspondência (1) Cortesão (1) Couto Viana (1) Coyolchiuhqui (1) Crane (1) Criatividade (1) Cristina César (1) Cros (1) Cruzeiro (1) Crítico (1) Cuetzpaltzin (1) Cullen Bryant (1) Cupertino de Miranda (1) Cátedra (1) Césaire (1) César (1) Da Vinci (1) Danças com História (1) Dao (1) Data (1) De Castro (1) Delvaux (1) Denka (1) Descoberta (1) Desconhecido (1) Design (1) Desporto (1) Dia Mundial da Árvore (1) Dia de Camões (1) Dicionário (1) Dickinson (1) Direito de Autor (1) Direitos Humanos (1) Discriminação (1) Documentário (1) Dona Maria (1) Donne (1) Dramaturgo (1) Duarte de Carvalho (1) Dublin (1) Ducasse (1) Durban (1) Duro (1) Díli (1) E-learning (1) Edimburgo (1) Eduardo Lourenço (1) Efrém (1) Egipto (1) Ehoua (1) Eldár (1) Eluard (1) Eléctrico (1) Elísio (1) Emerson (1) Emigrante (1) Emilio Pacheco (1) Emílio Pacheco (1) Encontro Internacional de Poetas (1) Ensaio (1) Ensino (1) Equador (1) Erba (1) Escultor (1) Escultura (1) Eslováquia (1) Eslovénia (1) Esoterismo (1) Espaço (1) Espírito Santo (1) Esquilo (1) Estatística (1) Europeana (1) Exclusão Social (1) Experiências (1) Exportação (1) Facebook (1) Fantástico (1) Faraz (1) Faria (1) Farrokhzad (1) Feijó (1) Feira (1) Felipe (1) Felício (1) Feminino (1) Figueiredo Sobral (1) Fim (1) Fim de Poetícia (1) Fliporto (1) Florença (1) Floriano Martins (1) Formação (1) Francês (1) Frei (1) Freire (1) Freixo de Espada à Cinta (1) Friol (1) Frost (1) Frágil (1) Fundação (1) Fundação Calouste Gulbenkian (1) Fundação Inês de Castro (1) Futebol (1) Fábrica (1) Férin (1) Fórum (1) Galeria (1) Galêgo (1) Garrett (1) Gelman (1) Gil (1) Godward (1) González (1) Grade (1) Granada (1) Gratuito (1) Graves (1) Graça Moura (1) Graça de Abreu (1) Grimshaw (1) Grã-Bretanha (1) Grécia (1) Guerra Colonial (1) Guimarães (1) Guiness (1) Guiné-Bissau (1) H.D. (1) Hadfield (1) Haiku (1) Heaney (1) Henriques (1) Heraclito (1) Hino de Portugal (1) Holanda (1) Holub (1) Homem de Mello (1) Hugo (1) Huigen (1) Humanidade (1) IPLB (1) ISPA (1) Importação (1) Inscrições (1) Inés de la Cruz (1) Inútil (1) Iraque (1) Islão (1) Istambul (1) Jacob (1) Jamís (1) Jay-Z (1) Jordânia (1) Jorge (1) Jornal de Letras (1) Jornalismo (1) José Borges (1) Joyce (1) Kahlo (1) Khayyam (1) Khonds (1) Klopstcock (1) Knopfli (1) Kobayashi (1) Komrij (1) Kontrastes (1) Kundera (1) Kung (1) Kwesi Johnson (1) La Féria (1) Lagos (1) Lamartine (1) Lamego (1) Lasker-Schuler (1) Laučik (1) Laâbi (1) Lei (1) Leitor (1) Lello (1) Lempicka (1) Leopardi (1) Lermontov (1) Letras Eternas (1) Lima Freire (1) Limaverde (1) Lituânia (1) Livreiros (1) Livro de Bolso (1) Llansol (1) Lobato Faria (1) Logau (1) Londres (1) Longfellow (1) Lopes (1) Lopes Mota (1) Louis Stevenson (1) Loulé (1) Luanda (1) Lucas (1) Lun (1) Lusa (1) Luxenburgo (1) Luz (1) Luís Mendonça (1) Luís Tavares (1) Lêdo Ivo (1) MRR (1) MacMhuirich (1) Macedo (1) Machico (1) Madrid (1) Mafra (1) Magaia (1) Magritte (1) Mallarmé (1) Mandelstam (1) Manguel (1) Manjas (1) Manuscrito (1) Maputo (1) Maratona (1) Margarido (1) Marginal (1) Maria Lisboa (1) Martins (1) Martí (1) Mascarenhas (1) Matisse (1) Matos e Sá (1) Matosinhos (1) Mavila (1) Mecenato (1) Mensagem (1) Menéres (1) Mercado Livreiro (1) Merini (1) Millares Sall (1) Milosz (1) Milton (1) Ministério da Cultura (1) Mirabai (1) Mistral (1) Mondrian (1) Monroe (1) Montecinos (1) Montejo (1) Moore (1) Morrison (1) Mota (1) Multimédia (1) Máquinas de Escrever (1) Narek (1) Nascimento (1) Nave (1) Nazaré (1) Nejar (1) Neto (1) Neto Jorge (1) Neves (1) Nexe (1) Noite (1) Nova Era (1) Nova Yorque (1) Nova Zelândia (1) Novidade (1) Novo (1) Nuove Voci (1) Náutica (1) O'Hara (1) ONU (1) Obama (1) Oeiras (1) Olhão (1) Onestes (1) Opera (1) Outono (1) Oxford (1) PLAV (1) Pacheco (1) Palavra (1) Palavra Ibérica (1) Palmela (1) Pampano (1) Paraná (1) Paraty (1) Pardal (1) Parfums de Lisbonne (1) Parménides (1) Parque (1) Pashtun (1) Pasolini (1) Passeio (1) Passos (1) Pasternak (1) Patraquim (1) Património (1) Pavese (1) Paz (1) Pecora (1) Pedro Guisado (1) Pedrosa (1) Peniche (1) Penna (1) Pereira Dias (1) Personalidades (1) Petição (1) Pigmeus (1) Pignatari (1) Pinter (1) Pinto do Amaral (1) Pires Cabral (1) Pitágoras (1) Piva (1) Pizarnik (1) Pluresia (1) Poema Visual (1) Poesia Experimental (1) Poesia Visual (1) Poetria (1) Poetry Slam (1) Poiesis (1) Polegatto (1) Popa (1) Pope (1) Portal (1) Portalegre (1) Portugal Telecom (1) Portuguesia (1) Postal (1) Powell (1) Praga (1) Presidência (1) Primavera (1) Projecto (1) Prosa (1) Prévert (1) Psicanálise (1) Psicologia (1) Pucheu (1) Pulquério (1) Quadros (1) Quasimodo (1) Queiroz (1) Qunanbayuli (1) Rasteiro (1) Realismo (1) Rebordão Navarro (1) Recorde (1) Rede Social (1) Reflexão (1) Rei (1) Reid (1) Reis (1) Reis Pereira (1) Relatório (1) Religião (1) Renoir (1) Reportagem (1) República (1) Resende (1) Residência (1) Reunião (1) Reznikoff (1) Ribatejo (1) Ribeiro (1) Rio Maior (1) Rio de Janeiro (1) Rios (1) Riqueza (1) Rita Lopes (1) Robbe-Grillet (1) Rocha (1) Rodrigues (1) Rojas (1) Rossetti (1) Rua (1) Rui de Sousa (1) Rumi (1) Russa (1) Rússia (1) Sa Du La (1) Saba (1) Sabrosa (1) Salazar Sampaio (1) Samba (1) Sameiro Barroso (1) Sanguineti (1) Sant'Anna (1) Santo Tirso (1) Saraiva (1) Sarajlic (1) Sartes (1) Scott-Heron (1) Seixal (1) Selene (1) Sepé Tiaraju (1) Serralves (1) Sertã (1) Sesc (1) Sexo (1) Sfinx (1) Shang-Yin (1) Shibata (1) Shiki (1) Shiking (1) Simões Dias (1) Soares de Passos (1) Soei (1) Solidariedade (1) Sousa Santos (1) Spoken Word (1) Stein (1) Stevens (1) Suicídio (1) Swenson (1) Swinburne (1) São Brás de Alportel (1) São João da Madeira (1) São Luis (1) São Paulo (1) Século XXI (1) Sénior (1) Sófocles (1) Tafdrup (1) Talento (1) Tao Yuanming (1) Tarkovskii (1) Teatro Negro (1) Tecnologia (1) Tejo (1) Teleutas (1) Televisão (1) Telles de Menezes (1) Terapia (1) Terra (1) Terras do Bouro (1) Textualino (1) Thiruvalluvar (1) Tibério (1) Timor (1) Tizatlan (1) Tokyo (1) Tordesilhas (1) Torneio (1) Torres Filho (1) Tovar (1) Trakl (1) Tranströmer (1) Tsvetayeva (1) Turco (1) Tzara (1) (1) UEP (1) UNESCO (1) UNICEPE (1) Ungaretti (1) União (1) Urbana (1) Valentino (1) Valmiki (1) Valéry (1) Veneza (1) Venezuela (1) Verlaine (1) Vigo (1) Vila Franca de Xira (1) Vila Nova de Cerveira (1) Vila Nova de Foz Côa (1) Vila Real de Santo António (1) Vilaret (1) Villon (1) Virgílio (1) Virgínio (1) Volte-Face (1) Voznessenski (1) Walser (1) Web-Jornal (1) Well (1) Whittier (1) XL (1) Xi (1) Yesenin (1) Yevtushenko (1) Yoka (1) You (1) Yuan (1) Zambrano (1) Zaratustra (1) Zuhyar (1) Zunhis (1) de la Vega (1) von Bingen (1) we are more (1) Árabe (1) Épico (1) Índia (1)