O poeta Nuno Júdice é o novo director da revista Colóquio/Letras, cujo conselho editorial será presidido por Eduardo Lourenço, anunciou hoje a Fundação Calouste Gulbenkian, que edita a publicação.
Depois do afastamento do cargo de Joana Morais Varela, em Novembro, o Conselho de Administração da Fundação Gulbenkian decidiu «nomear uma nova direcção e um conselho editorial para a revista, de modo a garantir a sua publicação regular e os compromissos assumidos perante o público e os assinantes», indicou a Gulbenkian em comunicado enviado à Lusa.
Nuno Júdice, de 59 anos, ensaísta, poeta, ficcionista e professor universitário, que ocupou em Paris cargos como conselheiro cultural da Embaixada Portuguesa e delegado do Instituto Camões, foi a pessoa escolhida pela administração da Gulbenkian para cumprir o objectivo de revitalizar a revista.
«A Administração da Fundação Calouste Gulbenkian pretende que a revista continue a ser uma referência no campo literário, o que sucede desde 1971, seguindo os princípios e valores que a nortearam desde a sua criação e orientação por Hernâni Cidade, Jacinto Prado Coelho, David Mourão-Ferreira e Joana Varela», lê-se no comunicado.
«Tendo em conta que o último número da revista, referente a 2004, foi apresentado em meados de 2007, pretende-se, a partir do início de 2009, retomar a publicação regular da revista (que é trimestral), garantindo a sua continuidade», conclui-se.
Cortesia de IC
Sem comentários:
Enviar um comentário